Dia Nacional do Livro
Festival de Talentos
Na noite de sexta-feira (15), o centro de eventos Master Hall foi palco para a realização da segunda edição do Festival de Talentos, promovido pelo município de Porto Belo, por meio da Secretaria de Educação.
Com o tema ‘O Circo’, a equipe organizadora montou um verdadeiro picadeiro no palco do Master Hall. As estrelas da noite foram alunos, professores e gestoras das treze escolas da rede municipal. Além disso, também abrilhantaram a noite performances das escolas Mundo Mágico, Ana Luiza e banda marcial Nova Ericeira.
Bailarinas, palhaços e mágicos, entre outros, foram alguns dos personagens que levaram o grande público a um verdadeiro mundo de faz de conta. Com figurinos criativos e números inesperados, como apresentação de música em libras, a segunda edição do Festival de Talentos superou as expectativas, encantando ao público presente.
A secretária de educação Jane Ávila Santos da Silva, conta que o Festival de Talentos foi idealizado em 2009, quando aconteceu sua primeira edição. Ela ainda explica que o festival tem como objetivo desenvolver a capacidade criativa e artística dos alunos do município de Porto Belo, revelando assim grandes talentos locais.
A realização do 2º Festival de Talentos contou com o empenho e dedicação de toda a equipe da Secretaria de Educação, que foi responsável pela organização do evento.
O sucesso desta edição foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Porto Belo, empresários, vereadores, Secretaria de Transportes e Obras, instituições religiosas, Sistema OPET e Sinergia e em especial, Sr Djalma e Sr Cláudio, do Master Hall.
Para o próximo ano, a equipe da Secretaria de Educação já projeta a realização da terceira edição do evento, apresentando para a comunidade de Porto Belo e visitantes, novos e encantadores talentos.
Fonte: http://portobelo.sc.gov.br/conteudo/?item=7694&fa=1&cd=81839
Entre Nesta Onda - Escola Municipal Nair Rebelo dos Santos
(Clique na imagem para ver as fotos)
Comemoramos o dia das crianças em grande estilo.
Fonte: http://portobelo.averdade.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=250:entre-nesta-onda&catid=48:igreja&Itemid=57
Texto da palestra do Dr. Içami Tiba
Aluno é transitório, filho é para sempre...
Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/09..
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais.Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.
11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo' .
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
19. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
20. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
21. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
22. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
23. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
24. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
25. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.
VOCÊ É RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS...
Parabéns Professores e Professoras
A DIRETORA DA ESCOLA NAIR REBELO DOS SANTOS HOMENAGEIA E PARABENIZA TODOS OS SEUS PROFESSORES PELA PASSAGEM DE SEU DIA!
Hoje é o aniversário de nossa cidade
Data de fundação - 13 de outubro de 1832.
Gifs Animados
Mais uma etapa...
Durante o curso de especialização em Mídias na Educação, pude desenvolver vários projetos pedagógicos juntamente com os professores, e também possibilitou que pudéssemos desenvolver este Blog e os Blogs dos mesmos.
Foi criado um Curso de formação para os professores, onde eles aprenderam a trabalhar com Blog educacional, algumas tecnologias da Internet e aplicativos como Editor de Textos, Editor de apresentações e Planilha eletrônica.
O resultado está aqui em nosso Blog e no dos Professores!
Gostaria de agradecer as professoras e professores que participaram do curso, pois o projeto só pode ser desenvolvido porque vocês se comprometeram e ainda se comprometem em melhorar o processo educativo, tornando suas aulas mais dinâmicas e interessantes.
Obrigada,
Professora Marilda apresentando o trabalho de conclusão de curso em Mídias na Educação oferecido pelo Proinfo.
Título: Mediações Pedagógicas com o uso da Informática